terça-feira, 24 de maio de 2011

NTE - QUEM SOMOS


NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE


O Programa Nacional de Tecnologia Educacional - PROINFO, executado no âmbito do Ministério da Educação, visa promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas redes públicas de educação básica.
         A implementação do PROINFO ocorre mediante uma parceria estabelecida entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, e uma estrutura operacional descentralizada: o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE).
         O Núcleo de Tecnologia Educacional de Duque de Caxias foi implementado no ano de 1998, tendo como sede o IE Gov. Roberto Silveira, em Duque de Caxias. Sua missão é capacitar os professores da Rede Pública de Ensino no uso de novas tecnologias educacionais, e dar suporte pedagógico e técnico às instituições de ensino integrantes do PROINFO em sua abrangência (nos municípios de Duque de Caxias, Magé, Guapimirim e Petrópolis). 
         O NTE tem seu trabalho voltado no estímulo ao uso dos recursos midiáticos nas práticas pedagógicas e na atualização do professor na utilização destas tecnologias. Desta forma, o NTE propicia a atualização e reflexão da prática pedagógica do professor, contribuindo para o processo ensino-aprendizagem. Para isso, o NTE ministra cursos de capacitação à distância e presencial, como Educação Digital, Linux Educacional, Conexão do datashow com notebook, Segurança na Internet (SAFERNET), Salto para o Futuro, entre outros. Também apresenta como proposta estimular e viabilizar a utilização dos programas do canal TV Escola do Ministério da Educação, incorporando os vídeos pedagógicos na ação educativa dentro e fora da sala de aula.
         O NTE também realiza a assessoria pedagógica de unidades escolares de sua área de abrangência, e, assim, incentiva diretamente no desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem inovador e que estimule a produção e ampliação de conhecimentos do professor e dos alunos.
         A resolução SEEDUC Nº 3761 de 13 de dezembro de 2007 estabelece a estrutura básica dos Núcleos de Tecnologia Educacional.




ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO NTE CAXIAS RJ02